Conhecendo o PMOC

pmoc-leankeep

O PMOC é um documento regulamentado e exigido pela lei nº 13.589 de 2018, que atesta a qualidade do ar interno em ambientes climatizados artificialmente. O Gerador de PMOC da Leankeep agiliza a emissão deste documento, ele coleta os seus dados que são exigidos pelo Ministério da Saúde e pela Anvisa e gera o PMOC na hora, com a programação completa das atividades que deverão ser realizadas pela sua empresa.

Quer saber mais detalhes sobre o documento e saber se a sua empresa se enquadra na lei para gerar o PMOC? Veja a seguir algumas informações importantes que separamos para você não ter mais dúvidas!

 

1. O que é o PMOC? 

PMOC é a sigla para o Plano de Manutenção, Operação e Controle, um documento exigido pela portaria n° 3.523/98 do Ministério da Saúde, que regulamenta os procedimentos de verificação, manutenção, limpeza e conservação dos sistemas de climatização.

Considerando a preocupação com a saúde e segurança dos ocupantes dos ambientes climatizados, é necessário que seja elaborado um plano de manutenção preventiva dos equipamentos de ar-condicionado na fase mecânica do PMOC. Deve ser especificado neste plano, o número de ocupantes de cada ambiente refrigerado, a carga térmica do equipamento e o tipo de atividade desenvolvida no local. Nele também deve conter informações sobre o sistema de climatização, a descrição das atividades de manutenção, periodicidade das manutenções determinadas por um responsável técnico, recomendações para emergências e todos os registros que comprovem a realização das atividades.

 

2. Para quê serve o PMOC? 

O objetivo do PMOC em empresas, hospitais, shoppings, hotéis, universidades e demais empreendimentos é garantir que a infraestrutura de climatização promova um ar interno de qualidade, livre de microrganismos nocivos à saúde.  A falta de manutenção preventiva nos equipamentos de ar-condicionado pode trazer uma série de problemas, desde o seu mau funcionamento, acúmulo de sujeiras nos aparelhos até o desenvolvimento de vírus e bactérias que podem causar doenças respiratórias, infecciosas ou alérgicas gravíssimas.

Por isso, a manutenção preventiva é essencial nos ambientes internos climatizados, ela protege a vida de quem frequenta estes espaços e ainda aumenta a vida útil do aparelho, prevenindo possíveis falhas ou paradas inesperadas.

Os estabelecimentos que não cumprirem com as exigências estão sujeitos às penalidades previstas na Lei nº 6.437 pela fiscalização da Anvisa e os valores da infração podem variar de R$ 2.000,00 a R$ 1.500.000,00 dependendo do risco ou gravidade, recorrência e tamanho do estabelecimento, sendo dobrada na sua reincidência.

 

3. Será que eu preciso emitir o PMOC? 

Com a aprovação da lei federal nº 13.589 de 2018, o documento PMOC passou a ser obrigatório em edifícios de uso público e coletivo, que possuem sistema de ar condicionado com carga térmica superior a 5 TR ou 60.000 BTUs, seja em um único equipamento ou na soma de todos eles em um ambiente.

Então se o seu empreendimento possui equipamentos de ar-condicionado que atingem o valor de carga térmica citado na lei, você precisa sim emitir o PMOC e ter ele sempre atualizado.  

 

4. Quem é o responsável técnico?

O planejamento, elaboração, execução, coordenação, controle, inspeção e avaliação das manutenções, bem como o acompanhamento das manutenções precisam ser feitos pelo responsável técnico do PMOC no empreendimento. Ele deverá assinar os laudos e ter a sua qualificação comprovada como: engenheiro Civil ou Mecânico cadastrado do CREA/CONFEA (conselho regional/federal de engenharia e agronomia) ou um técnico em refrigeração/ eletromecânico/ mecânico cadastrado no CFT (Conselho federal dos técnicos) ou CRT/CFT (conselho regional/federal dos técnicos).

 

5. Quem deve gerar o PMOC através do Gerador de  PMOC?

Para gerar o PMOC na ferramenta do Gerador o ideal é que também seja o responsável técnico pelo documento na empresa, pois ele já tem o conhecimento da situação dos equipamentos e sabe a periodicidade correta da manutenção.

Porém, independente da pessoa que for emitir o documento no Gerador de PMOC, ela precisará ter em mãos todos os dados do seu sistema de climatização para o preenchimento na ferramenta.

 

Quer gerar seu o PMOC de forma fácil e prática, em poucos cliques e gratuitamente? Clique aqui e conheça o Gerador de PMOC da Leankeep.

Outros artigos:

Confira neste artigo a lista de documento para ter em mão na hora de gerar o seu PMOC no gerador de PMOC

Este conteúdo foi útil?

Quem Somos

O Leankeep é um software que integra pessoas e setores, oferecendo controle, agilidade e praticidade nos processos.
Acreditamos que profissionais melhores transformam ambientes que transformam pessoas.
Temos como propósito criar soluções inteligentes para gestão da operação e manutenção de facilities.

Conheça o Leankeep Software

Fale conosco
Tire suas dúvidas e saiba como o Leankeep pode otimizar a operação e manutenção de facilities da sua empresa!

    Nome*

    Telefone*

    Email*

    Empresa*

    Assunto*

    Mensagem*

    Ou entre em contato conosco: +55 (41) 3079-1014