Tutorial gerador de PMOC

Introdução

Nessa primeira parte do gerador de PMOC, você deve inserir todos os dados referentes a você que está gerando o PMOC e também da empresa que você faz parte. É extremamente importante preencher todos os campos de forma verídica e completa.

Etapa 1

Essa página deve ser preenchida com dados do responsável técnico pelo PMOC, que deve possuir cadastro ou no CREA (Conselho regional de Engenharia e Agronomia) ou no CFT (Conselho Federal dos Técnicos Industriais). Caso a sua empresa não possua essa pessoa internamente, é necessário encontrar alguém externo que possa representar sua empresa e responder legalmente pelo PMOC. 

Os campos de foto são opcionais, mas agregam visualmente mais ao seu PMOC se preenchidos. É importante também se certificar de que todos os campos e números estão sendo preenchidos corretamente, por isso separe um tempo e se dedique apenas ao preenchimento do PMOC.

Os campos dessa etapa são todos relativos ao responsável técnico, então é importante alinhar com ele todos esses pontos antes de iniciar o preenchimento.

Etapa 2

É chegado o momento de inserir todos os dados da edificação para a qual está sendo gerado o PMOC.

Existem aqui alguns campos que podem gerar confusão, mas iremos ajudar!

Todas as informações do empreendimento você encontra no cartão CNPJ do mesmo. Sobre o representante, é necessário que haja um vínculo entre ele e o empreendimento (podendo ser preposto, locatário ou proprietário).

  • Preposto: representante legal do proprietário do imóvel;
  • Locatário: pessoa responsável pela locação do imóvel;
  • Proprietário: dono do imóvel.

Etapa 3

Aqui iremos incluir todos os ambientes climatizados da edificação a qual se direciona esse plano. É importante incluir todas, mesmo as que não tenham equipamentos de climatização próprios.

No caso dos ambientes que forem atribuídos como casa de máquinas, não serão necessárias informações adicionais, apenas o nome.

Para os demais ambientes, será necessária a metragem do ambiente (em m²), o tipo de atividade executada nesse espaço, o número de ocupantes fixos e o número de ocupantes flutuantes.

  • Ocupantes fixos: número aproximado de pessoas que frequentam regularmente este ambiente;
  • Ocupantes flutuantes: número aproximado de pessoas que frequentam esporadicamente este ambiente.

Etapa 4

Será necessário agora que sejam incluídos todos os equipamentos que atendem a cada um dos ambientes cadastrados anteriormente. Como mencionamos anteriormente, não é necessário que o ambiente tenha um equipamento próprio, mas ele precisa ser atendido por algum dos equipamentos que você incluir. Nessa etapa você deve cadastrar o equipamento no ambiente em que ele está instalado.

Para cada equipamento você deverá incluir a marca, o tipo de equipamento, o número de série, a capacidade, a unidade de medida da capacidade (podendo ser BTU/h, Kcal/h ou TR) e os ambientes atendidos por ele (constarão aqui os ambientes que você incluiu na etapa anterior). Existe também a possibilidade de incluir o modelo e a tensão (em Volts). Recomendamos que sejam preenchidos todos os campos para que o seu PMOC esteja completo.

Os tipos de equipamentos disponíveis para seleção são:

  • Aquecedores de ar
  • Bomba d’água (BAC)
  • Bomba d’água (BAG)
  • Câmara fria (Câmara climatizada)
  • Chiller
  • Condicionador de ar tipo janela
  • Condicionador VRF
  • Difusores de insuflamento e retorno
  • Dispositivo de bloqueio e balanceamento
  • Dutos, acessórios e penun
  • Exaustor ou Ventilador
  • Fancoil
  • Fancolete
  • Quadro elétrico
  • Refrigerador
  • Registro de ar corta fogo (Damper)
  • Registro de ar de gravidade (Damper)
  • Registro de ar de retorno (Damper)
  • Self
  • Split
  • Tomada de ar externo
  • Torre
  • Umidificador de ar com tubo difusor
  • Unidade condensadora (tipo VRF)

Etapa 5

Essa é a etapa de cadastro das atividades de manutenção de cada um dos equipamentos. As atividades em si serão incluídas automaticamente pelo gerador, mas será necessário a inclusão de alguns dados adicionais por sua parte.

Será exigida a inclusão da data de início das atividades (ou seja, a data em que você iniciou ou iniciará as atividades do plano) e a periodicidade em que elas serão executadas.

Além disso, para equipamentos que possuírem atividades de medição, você precisará incluir os valores de referência, sendo um valor padrão, um valor mínimo aceitável e um valor máximo permitido, cada qual na unidade de medida necessária.

Quando o equipamento possuir atividades múltiplas, o sistema te dará a opção de colocar automaticamente a mesma data de início para todas as tarefas.

Por fim, verifique com cautela todas as datas de início e periodicidade das atividades antes de continuar. Caso hajam erros nessa etapa, eles não poderão ser arrumados posteriormente.

Etapa 6

Na sexta e última etapa, você precisará incluir as recomendações de segurança para os usuários em caso de falha de algum equipamento e de emergência.

Para isso, criamos um exemplo que poderá ser usado por você para facilitar. Mas, caso deseje, poderá escrever da forma como achar melhor. 

Ao clicar em “concluir e gerar o PMOC”, seu PMOC será gerado automaticamente e enviado para o e-mail cadastrado na etapa inicial.

Por fim, você poderá imprimir o arquivo recebido e começar a execução das atividades com o auxílio do PMOC, assim você garante que não serão esquecidos processos de manutenção importantes.

Conclusão

Se ao final deste artigo você continua com alguma dúvida relacionada ao gerador de PMOC, entre em contato conosco pelo e-mail geradorpmoc@leankeep.com.br e iremos te auxiliar!

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